Pular para o conteúdo

Governo do Estado desperta da grande letargia em relação à Saúde do Oeste.

21/07/2020

O secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou na tarde desta terça (21)  investimentos para reforçar o atendimento no combate à Covid-19 no Oeste da Bahia.

Segundo Vilas-Boas, o passo mais importante agora é a instalação de mais 10 leitos de UTI para os casos de infectados pelo novo coronavírus no HO (Hospital do Oeste), com funcionamento previsto já para esta quinta-feira (23).

Ontem, um funcionário municipal da área afirmou: se mandarem 10 e novamente mais 10 a fila para as UTIs do Covid ainda continuará grande.

Parece que o governo estadual resolveu se mexer. Parece! O último anuncio era que de seriam abertas 40 vagas de UTI para o Oeste da Bahia e, hoje, se temos 20 é graças ao empenho do deputado Tito junto ao governo federal e as contribuições dos empresários de Barreiras que doaram equipamentos e custearam a ampliação física do HO.

O vídeo do secretário anunciando a já tão protelada instalação do serviço de tratamento de câncer e cardiologia soa como uma cortina de fumaça para a omissão do governo estadual em frente ao gravíssimo quadro que vivemos em relação ao COVID 19.

O secretário fala em milionários investimentos no combate ao COVID no Oeste da Bahia. Gostaríamos imensamente que ele nomeasse esses investimentos e quantificasse estes recursos. Falar de instalação de unidade de cardiologia e de tratamento de câncer nesse momento emergencial cheira muito a cortina de fumaça. Mudando o foco do que realmente importa nesse momento: recursos para evitar as mortes e o sofrimento causados pelo COVID.

Sobre o aumento de testagem pela UFOB, que teve a compra de seus equipamentos vetados pelo seu governo, ele nada disse. Será que o governador está compartilhando da opinião do general do ministério da saúde: quanto menor numero de testes, melhor!

Vamos ficar de olhos bem abertos.

No comments yet

Deixe um comentário