Ventos fortes destroem lavouras, silos e galpões nos EUA.

Uma forte tempestade deixou rastros de destruição em cidades agrícolas dos Estados Unidos desde a última segunda-feira, 10. Um fenômeno chamado de ‘Derecho’ – uma linha de instabilidade associada a frente fria – avançou pelo Meio-Oeste do país, gerando ventos fortes e destruindo lavouras e acamando plantações de milho.

Um dos estados mais afetados foi o de Iowa, que teve silos retorcidos, produções perdidas e galpões devastados. No twitter, o produtor de milho Jim Smith lamentou as perdas em sua propriedade. “Todos os meus oito campos de milho estavam muito bem e uma boa parte quebrou”, disse ele.

Em comunicado oficial, o secretário de Agricultura de Iowa, Mike Naig, também lamentou as perdas no campo. “Muitos fazendeiros e agroindústrias sofreram danos em plantações, silos de grãos e prédios com as fortes tempestades que se espalharam pelo estado. Meus pensamentos estão com todos os que foram afetados”, disse.

Segundo a sede em Iowa do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, muitos voluntários estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia e para consertar os estragos da tempestade.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Ventos fortes destroem lavouras, silos e galpões nos EUA.”

  1. Nos EUAs, quando não é o Derecho, é a direita que arrasa o país. No Brasil seguimos pelo mesmo caminho.

Deixe um comentário