Dois tornados atingem Santa Catarina na tarde de ontem

Dois tornados ocorreram em Santa Catarina nesta sexta-feira (14). A confirmação foi feita pela Defesa Civil do Estado na madrugada deste sábado (15). Os fenômenos foram registrados em Água Doce, no Meio-Oeste, e Irineópolis, no Planalto Norte.

Os meteorologistas estão insistindo que teremos, este ano, novamente a ocorrência do fenômeno La Niña, com o resfriamento das águas do Pacífico na linha equatorial. Isso significa chuvas tardias no Centro-Oeste e Nordeste e pouca chuva na Região Sul.

O oceano Pacífico permanece sob resfriamento. Nas últimas semanas, a porção leste registrou desvio de temperatura de -2 °C. Já a região central do oceano, a mais estudada no que diz respeito aos fenômenos El Niño e La Niña, voltou a marcar temperaturas abaixo da média (-0,5° C), após um mês de julho com desvios mais próximos do normal.

Em sua última atualização, a Agência Americana de Meteorologia de Oceanografia (NOAA) indica que as simulações numéricas variam entre neutralidade e a efetiva formação do La Niña. Mas o órgão trabalha com maior hipótese de o fenômeno ocorrer na primavera de 2020 (60% de chance) e no verão de 2021 (55% de chance). Vale salientar que outras simulações não indicam desvios negativos de temperatura tão significativos ou duradouros, o que mantém a dúvida sobre a hipótese da formação de um fenômeno La Niña clássico. Do Canal Rural, editado.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário