Na última semana, uma boa iniciativa vinda de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia, dando conta dos cuidados contra a propagação do Coronavírus no município durante a campanha eleitoral, parecia que serviria de exemplo para toda região, sendo reproduzida pelas demais cidades das bacias dos rios Grande, Preto e Corrente.
Num acordo assinado entre as duas coligações que disputam a eleição pelo comando da prefeitura de Riachão das Neves, proposto pela juíza eleitoral, Renata Guimarães da Silva Firme, e pelo promotor de Justiça, Sinval Castro Vilasboas, ambas “assumiram o compromisso de não realizarem comício, passeatas e carreatas” durante o certame, conforme ata assinada a qual este blog teve acesso.
Mas neste sábado (03|out), segundo vídeo acima, o candidato à reeleição Miguel Crisóstomo (PSD), ao centro de camiseta azul, descumpriu o trato. Como se nada estivesse acontecendo, um grande número de pessoas, sem máscara e distanciamento mínimo entre elas, acompanhou Miguel numa caminhada pelas ruas da cidade.
A ação da Justiça Eleitoral e Ministério Público, que nada mais é que uma atitude de bom senso, perdeu força e pode impactar negativamente quanto aos números de infectados em Riachão das Neves, que até ontem, 01, contabilizava 262 doentes e 8 mortos por Covid-19.
Do ZDA
