Produção agrícola da Bahia encosta em 10 milhões de toneladas

No nono Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), o IBGE estimou a safra baiana de grãos este ano em 9,9 milhões de toneladas.

O levantamento é referente a dados de setembro.

Responsável por sistematizar as projeções regionais, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) ressaltou que o volume esperado, se confirmado, se constituirá em recorde, com aumento de 20,3% na comparação com 2019.

Em agosto, o levantamento apontava uma safra anual de 9,7 milhões de toneladas. Em relação a área colhida, o IBGE projeta uma redução de 0,7% na comparação anual, registrando, em ambos os casos, uma extensão aproximada de 3,1 milhões de hectares (ha).

Dessa forma, a produtividade média estimada dos grãos é de 3,1 toneladas por hectare, cerca de 17,7 % superior à do ano passado, acrescenta a SEI.

A soja, cuja colheita está finalizada, teve sua estimativa atualizada para 6,1 milhões de toneladas, inferior apenas à de 2018 (6,2 milhões de toneladas). Com isso, houve variação de 15,3% em relação ao volume produzido em 2019, com área colhida de 1,6 milhão de ha (2,6% acima da safra anterior) e rendimento médio de 3,8 ton./ha (12,4% maior que 2019).

“A safra de milho foi novamente revisada, desta vez para 2,4 milhões de toneladas, em 614 mil ha plantados, representando uma alta de 47,1% em relação a 2019. A primeira safra do cereal foi responsável por 1,8 milhão de toneladas (31,8% acima de 2019), em 363,5 mil ha. “, destaca Pedro Marques, economista da SEI.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário