Reservatórios do rio São Francisco chegam ao fim da temporada seca com muita água.

As chuvas pesadas que cairiam na temporada 2019-2020, na grande bacia hidrográfica do Rio São Francisco ( 639.219 km2 de área de drenagem – 7,5% do País), ao longo dos seus 2.700 km de curso e 168 afluentes continuar a render bons frutos no sistema de reserva de água.

Os principais reservatórios ainda mostram grande volume de água: Itaparica com 53% e Três Marias e Sobradinho com mais de 60%. Bem longe daquilo que se viu nos anos anteriores, quando a geração de energia ao longo do rio caiu para números abaixo de dois dígitos e Sobradinho chegou a interromper totalmente o o fluxo de água na última turbina ainda em funcionamento.

A situação atual se reflete em tranquilidade para mais de uma centena de municípios onde os ribeirinhos vivem do rio para cultivar roças irrigadas, dessedentar animais e a própria população.

Depois de muitos anos e de uma temporada de chuvas excepcionais, quando Sobradinho e Três Marias, chegaram a ter perto de 100% de sua capacidade de acumulação, o São Francisco volta a ser o grande rio da Integração Nacional.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário