Presidente vai a Macapá ver a crise energética.

O Linhão de Tucuruí: a energia chega a Macapá, mas sem poder ser rebaixada não pode ser fornecida ao consumo.

O presidente Jair Bolsonaro visitará hoje à tarde a cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá, que enfrenta, há 17 dias uma crise energética sem precedentes. Em apagão completo ou racionamento de 3 horas de energia, a economia da cidade encontrou sérios problemas depois que uma tempestade queimou um transformador de 100 toneladas, o qual fazia o rebaixamento da voltagem do chamado linhão.

Interligação Tucuruí-Macapá-Manaus, mais conhecido como Linhão de Tucuruí é uma linha que leva a energia produzida na Hidrelétrica de Tucuruí à região ao norte do Rio Amazonas, no Brasil.

A linha de transmissão atravessa o Rio Amazonas à altura dos municípios paraenses de Porto de Moz e Almeirim. De lá, o ramo oriental leva energia a Macapá, capital do Amapá e o ramo ocidental leva a Manaus, no estado do Amazonas. As torres de apoio à extensão de cada lado do rio Amazonas são quase tão altas quanto a Torre Eiffel, em Paris.

Termoelétricas a diesel

O abastecimento de energia no Amapá ganha importante reforço a partir deste sábado (21/11). A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20/11) a liberação para operação comercial, em Macapá, das usinas termelétricas (UTE) Santana II e  Santa Rita.

A UTE Santana II possui 24 unidades geradoras de 1.230 quilowatts (kW) cada, totalizando potência instalada de 29,52 megawatts (MW), e a UTE Santa Rita, 20 unidades geradoras de 1.224 kW cada, totalizando 24,28 MW de potência instalada. Operadas pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil S. A. – Eletronorte, as usinas trarão uma ajuda substancial para o suprimento de energia no Estado do Amapá.

Em virtude da urgência de operação dessas usinas, a ANEEL excepcionalmente flexibilizou os prazos para entrega da documentação normalmente exigida para início da operação de um empreendimento do gênero (exigida na Resolução Normativa nº 593, de 22 de novembro de 2013). Ela deve ser entregue em até 60 dias a partir dessa sexta-feira (20/11), prazo prorrogável por 60 dias.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário