Bozalinda confunde Hamlet com Omelete: negacionismo pode levá-lo à cadeia.

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, pelo Twitter, afirmou neste Natal que o número de mortos pela Covid-19 é equivalente em números absolutos às vidas perdidas pela Gripe Espanhola, no início do século XX.

“Estamos atualmente com cerca de 230 mil mortos pela Covid-19 e os números crescem de forma significativa”, disse Teich. Como aconteceu no início da pandemia, não é possível saber onde esses números vão chegar. “Como aconteceu no início da pandemia, não é possível saber onde esses números vão chegar.”

O ex-ministro recorreu à história e ao IBGE para alertar sobre a gravidade da situação.

“Os relatos históricos da Gripe Espanhola apontam um pouco mais de 35 mil mortes no Brasil nos anos de 1918 e 1919. Pelos dados do IBGE, em 1920 o Brasil tinha 30.6 milhões de habitantes”, comparou.

Segundo Teich, se ajustarmos a mortalidade daquela época para os dias atuais, onde o Brasil tem aproximadamente 212.4 milhões de habitantes, o número equivalente de mortes em 2020 seria de aproximadamente 243 mil mortos.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário