Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães protocola reserva de 5 mil doses da CoronaVac junto ao Instituto Butantan

Darkson

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Saúde, encaminhou nessa quinta-feira (07), ao Instituto Butantan a reserva de cinco mil doses da vacina CoronaVac para o Programa Municipal de Imunização. Estudos do Instituto apontaram 78% de eficácia para casos leves e moderados e 100% em casos graves.

O secretário Darkson Marques contou que a opção pela CoronaVac se deu pela vacina ser a mais viável no momento. “É a que está sendo estudada há um período maior”, ressaltou.

Nessa primeira fase da vacinação, serão priorizados os trabalhadores da saúde, servidores da segurança pública e idosos. “Posteriormente estaremos fazendo a aquisição de novas doses para poder cobrir a nossa população”.

O Município aguarda agora a liberação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que a vacinação de fato aconteça.

“O que compete ao município fazer nesse momento, é sinalizar a intenção da compra da vacina, o que já conseguimos fazer. A partir daí, criar o Plano de Imunização para ficarmos no aguardo do Ministério da Saúde. Cabe a essa entidade organizar a nível nacional como que vai ocorrer. Vamos também entrar em contato com a UFOB, para estreitar essa relação. Existe a questão do armazenamento das vacinas, do super freezer”, explicou.

Os municípios de Salvador, Itaberaba, Irecê e Seabra também já realizaram a reserva de doses da vacina.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário