Bahia entra no STF para comprar Sputinik, a primeira vacina registrada contra a Covid.

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia, após determinação do governador Rui Costa (PT), vai ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o estado adquira doses da vacina russa contra a Covid-19 Sputnik V.

A possibilidade do estado ingressas com uma ação do STF havia sido sinalizada pelo gestor na quarta-feira (13) (leia aqui) e agora se efetivou. Na ocasião ele afirmou que iria se reunir com a PGE e discutir o assunto.

A confirmação veio através do próprio governador em uma publicação nas redes sociais. “Determinei à Procuradoria Geral do Estado da Bahia que ingresse com uma ação no Supremo Tribunal Federal para que possamos efetivar a compra direta da vacina russa Sputnik V, com a qual já assinamos um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses”, postou Rui.

A partir na próxima semana a Sputnik V  será produzido no Brasil por um laboratório de Brasília (lembre aqui). 

No Twitter, o governador baiano ainda disse que não pretende assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diariamente “diante da incapacidade do Governo Federal”. “Se eles não têm capacidade de fazer nada, melhor que peçam demissão ou renunciem. O povo brasileiro não merece ser maltratado e humilhado. Precisamos reagir!”, escreveu.

Do Bahia Notícias. 

A Sputnik V é a primeira vacina registrada do mundo baseada em uma plataforma baseada em vetor adenoviral humano bem estudada. Atualmente, está entre as 10 vacinas candidatas mais próximas do fim dos ensaios clínicos e do início da produção em massa na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O ensaio clínico de pós-registro da Sputnik V em andamento na Rússia envolve 40.000 voluntários.

Os ensaios clínicos da Sputnik V foram anunciados nos Emirados Árabes Unidos, Índia, Venezuela e Belarus.

A eficácia confirmada da vacina “Sputnik V” é de 91,4% com base na análise de dados do ponto de controle final dos ensaios clínicos. A eficácia da vacina Sputnik V contra casos graves de coronavírus é de 100%.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário