Bahia tem 97 mortes e 4.482 novos casos de contaminação por Coronavírus. Outras notícias do front das tragédias.

Até às 15h deste sábado, 497 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Constavam ainda outros 206 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19. Apesar disso, o Governo do Estado anunciava lotação dos leitos dedicados à Covid em 88%.

No Oeste baiano, 100% dos leitos estão lotados e no mínimo 5 pacientes estão aguardando vagas em UTI.

Para se ter uma ideia, o cenário do resto do País parece ainda pior: o Rio Grande do Sul, com 11,37 milhões de habitantes e a metade da área da Bahia (15 milhões de hab) registrou, nas últimas 24 horas, 331 mortes. A taxa de ocupação de leitos é maior que 108% no RGS.

Negacionismo mortal

O deputado estadual Silvio Antônio Fávero (PSL-MT) morreu no início da tarde deste sábado (13/3), aos 54 anos, após complicações da Covid-19.

De acordo com nota divulgada nas redes sociais do parlamentar, que estava internado desde quinta (11/3), “o quadro de saúde se agravou nesta madrugada, chegando à infecção generalizada”.

Em fevereiro deste ano, Silvio Fávero apresentou um projeto de lei estadual “para assegurar o direto de o cidadão escolher ou não pela sua vacinação”.

Simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado compartilhava publicações do chefe do Executivo federal e saía em defesa de medicamentos sem comprovação científica contra a Covid-19.

Aulas presenciais adiadas

O governo baiano atualizou o decreto que suspende os eventos e atividades, independentemente do número de pessoas, em toda a Bahia, prorrogando o prazo de vigência para 1º de abril. A prorrogação foi publicada em edição online do Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13).

Permanece proibida a realização de atividades que envolvam aglomeração de pessoas, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

O novo decreto também estabelece a volta às aulas na rede estadual de ensino, exclusivamente de forma remota, a partir de segunda-feira (15).

   

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário