Nova investida contra agricultores ocorreu uma semana após decisão judicial que proíbe o uso de agrotóxicos por fazendeiros de arroz e soja não orgânicos da região
Do EXTRA CLASSE

Casas, plantações e estufas foram atingidas por substância química, que provocou intoxicação de pessoas no assentamento Foto: MPTRS/ Divulgação
Agricultores do assentamento Santa Rita de Cássia II, em Nova Santa Rita denunciaram à polícia civil, ao Ministério Público e ao judiciário, na manhã desta quinta-feira, 18, novo ataque aos sem-terra com a pulverização de substâncias químicas sobre as plantações.
Diversas pessoas foram atendidas no posto de saúde local com sintomas de intoxicação, irritações nas vias aéreas, dores de cabeça e náuseas. Elas foram atingidas pela pulverização deliberada de veneno feita por uma aeronave clandestina diretamente sobre as casas e lavouras do assentamento.
De acordo com a denúncia dos sem-terra, o avião clandestino, um bimotor identificado apenas pelo prefixo PP XET, sem licença para a aviação agrícola, sobrevoou o assentamento no final da tarde de quarta-feira, 17, dando vários rasantes sobre as moradias, hortas e estufas e em seguida liberou uma nuvem de veneno. A ação foi registrada em fotos e vídeos encaminhados pela assessoria jurídica do assentamento à polícia, ao MPRS e à Justiça Federal.
Ataque deliberado após decisão judicial


