Os esforços para reflutuar o Ever Given foram retomados na maré alta na quinta-feira, com cinco rebocadores trabalhando para arrastar o navio para águas mais profundas, segundo dados de rastreamento de navios.
O navio porta-contêineres – que é quase tão longo quanto o Empire State Building é alto – encalhou na terça-feira depois de ser pego por ventos de 40 nós e uma tempestade de areia que causou baixa visibilidade e navegação ruim, disse a Autoridade do Canal de Suez em um comunicado na quarta-feira. .
O enorme navio, que mede 400 metros de comprimento e 59 metros de largura, continua a bloquear o trânsito em ambas as direções através do principal canal de transporte.
A maior empresa de transporte de contêineres do mundo, Maersk, disse na quarta-feira que sete de seus navios de contêineres foram afetados.
Quatro dos navios estão presos no sistema de canais próximo, enquanto o restante está esperando para entrar na passagem, disse a empresa dinamarquesa em um comunicado.
“A Maersk monitora constantemente a situação atual no Canal de Suez e acompanha de perto os esforços de reflutuação da embarcação impactada. Svitzer, nosso fornecedor de serviços de reboque e segurança, está participando das operações de refluxo em andamento, conforme solicitado pela Autoridade do Canal de Suez (SCA ), “acrescentou a declaração.
A empresa de serviços marítimos GAC emitiu uma nota aos clientes durante a noite dizendo que os esforços para libertar o navio usando rebocadores continuaram, mas que as condições de vento e o tamanho do navio “estavam atrapalhando a operação”.