Consórcio do Oeste e Comitê da Bacia do Rio Grande realizarão diagnóstico sócio-ambiental do rio Boa Sorte.

O CONSID celebrou acordo de cooperação técnica com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, para Elaboração do Diagnóstico Socioambiental da Micro bacia do rio Boa Sorte no Município de Catolândia.

A micro bacia do rio Boa Sorte, afluente do Rio Grande, abrange os munícipios de Barreiras e Catolândia e apresenta diversos problemas hidroambientais, entre eles um antigo conflito pelo o uso da água, que exige buscar alternativas e sustentáveis de uso e gestão, única maneira possível de solução para este conflito.

O inicio dos trabalhos está  previsto ainda para este mês de abril e contará com apoio financeiro do  Comitê da e apoio institucional das prefeitura de Catolândia e Barreiras.

Segundo o Presidente do CBHRG Demósthenes Júnior “ O  estudo tem a finalidade de retratar o cenário das comunidades, a partir de uma análise do uso e ocupação do solo e da demanda e disponibilidade hídrica.”

Para Zito Barbosa, presidente do CONSID, “O CONSID busca contribuir para a gestão das águas em nossa região, e esse diagnostico é de extrema necessidade para que o Comitê de Bacias possa solucionar esse conflito pelo uso da água na bacia do rio Boa Sorte e garantir seus usos múltiplos”.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário