Palácio do Planalto valoriza jantar com empresários como se fosse apoio absoluto da categoria.

Uma visão das opções do Soberano sobre a pirâmide social do País. Por Jota Camelo.

O  encontro promovido pelo dono da empresa de segurança Gocil, Washington Cinel, que reuniu banqueiros e empresários em um jantar com Jair Bolsonaro na noite desta quarta-feira (7), causou indignação em diversos grupos de Whatsapp da elite empresarial do País.

Segundo o jornal Valor Econômico, parte do empresariado avalia que o Palácio do Planalto conseguiu passar a percepção de que Bolsonaro tem o apoio da categoria quando, na realidade, teria juntado apenas a parte do setor já tradicionalmente ligada ao bolsonarismo.

De acordo com um interlocutor ouvido pela reportagem, o Planalto tentou buscar apoio do empresariado para reavivar o antipetismo, mas a posição da maioria e dos financistas estaria melhor representada pelos signatários do manifesto por ações contra a pandemia, que reuniu diretores de grupos empresariais como Itaú, Klabin, Gerdau, Amaggi, Natura, Ambev, Gávea e Marfrig.

Ainda segundo o interlocutor, que não teve o nome revelado, o discurso contra o PT não deverá resultar em votos pela reeleição de Bolsonaro, uma vez que parte do empresariado reconhece que se o Partido dos Trabalhadores estivesse no poder a crise não seria tão aprofundada.

A reportagem destaca ainda, que a maioria recebeu o discurso de Bolsonaro durante o jantar como um “estímulo” para buscar uma terceira via.

O ex-presidente Lula da Silva foi objetivo ao ser questionado sobre o canhestro apoio a Bolsonaro:

“Se tem uma coisa que eu conheço é puxa-saco”

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário