O município de Serrana, em São Paulo, vive uma experiência positiva de imunização em massa.

Há 13 dias, nenhum habitante de Serrana (SP) precisa entrar na fila em busca de vaga para leito de tratamento intensivo (UTI) no estado de São Paulo. Desde o primeiro fim de semana do mês, não há registro de necessidade de intubação.

As autoridades de saúde do local não querem se precipitar, mas especulam que esses fatores já podem ser os primeiros sinais da ação de vacinação em massa que ocorre na cidade.

O município de Serrana foi escolhido para ser estudado pelo Projeto S, promovido pelo Instituto Butantan, que testa a efetividade da vacinação na “vida real”, isto é, sem os controles de uma pesquisa acadêmica.

“Em março, a nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) chegou a fazer uma média de 60 atendimentos de pessoas com Covid ou com suspeita da doença. Na sexta-feira (9/4), a média caiu para 20 atendimentos”, declara a chefe de Vigilância Epidemiológica.

Até segunda-feira (12/4), 27.150 pessoas já haviam recebido a proteção contra o novo coronavírus, atingindo cobertura de 97,7% da população-alvo da pesquisa. Levando em conta todos os habitantes do município, Serrana aplicou ao menos uma dose de imunizante em 64% da população, tornando-se a cidade mais vacinada de São Paulo.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário