Senado instala CPI da Covid, para apurar omissões do Governo durante pandemia.

Entenda como funciona a mesa diretora do Senado — Rádio Senado

A CPI da Covid está sendo instalada no Senado nesta manhã, apesar das intermitentes tentativas do Governo para evitar o processo inquisitório. Agora, há pouco, o Tribunal Regional Federal (TRF-1) cassou a liminar que impedia o senador Renan Calheiros de assumir a relatoria da CPI.

Na noite de ontem, como registramos, houve uma decisão liminar de um juiz de primeira instância, após pedido da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL), impedindo que Renan Calheiros (MDB) seja relator da comissão. Pacheco disse que não acataria a decisão.

Flávio Bolsonaro, então, questionou Pacheco, no grupo de mensagens, “por que ele acata decisão do STF, mas não de juiz de primeira instância”. Foi uma clara provocação ao fato de o presidente do Senado ter instalado a CPI, após determinação do ministro Luís Roberto Barroso, confirmada pelo plenário da corte.

Pacheco respondeu com um texto enorme, explicando tecnicamente a questão.

O filho do presidente da República ainda rebateu, contestando também o fato de a comissão funcionar no modelo semipresencial. Flávio chegou a insinuar que, se algum senador morrer vítima de Covid durante a CPI, o responsável será Pacheco. É o relato de O Antagonista.

Tentativas de “melar” a CPI

Durante a instalação da CPI da Pandemia no Senado Federal, nesta terça-feira (27), o senador baiano Otto Alencar (PSD), que preside a sessão, indeferiu uma questão de ordem apresentada pelo senador Ciro Nogueira (PP) e os dois protagonizaram uma discussão.

Nogueira pediu o adiamento da instalação da CPI com o argumento de que membros titulares da Comissão são integrantes de outras Comissões de Inquérito Parlamentar, a exemplo do próprio Otto, que compõe a CPI da Chapecoense. Segundo o senador Ciro Nogueira, isso estaria fora do que é previsto no regimento da Casa.

Otto Alencar, por sua vez, indeferiu o pedido e sugeriu que a questão de ordem se tratava de uma tentativa do senador Ciro Nogueira de atrapalhar e impedir a instalação da CPI.

Ciro Nogueira acusou Otto de não respeitar o regimento da Casa. E o senador baiano rebateu sugerindo que Nogueira fizesse questionamentos para o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM), que é o responsável por indicar os integrantes da comissão. 

“Essa é uma Comissão Parlamentar de Inquerito, não é temática”, explicou Otto”, explicou Otto. 

A CPI da Pandemia da Covid-19 no Senado vai apurar possíveis omissões do governo federal brasileiro na condução da crise sanitária da Covid-19. Na sessão desta terça serão definidos o presidente e o vice-presidente da CPI. O favorito do Governo à presidência é o senador Omar Aziz.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário