Governo libera R$6,6 bilhões para a compra da problemática (refrigeração) vacina da Pfizer.

O governo federal liberou hoje a quantia de R$ 6,6 bilhões para a compra de doses da vacina contra o novo coronavírus produzida pela farmacêutica americana Pfizer. A liberação, com dispensa de licitação, foi publicada hoje no DOU (Diário Oficial da União). O Ministério da Saúde já comprou 100 milhões de vacinas da Pfizer.

No fim de abril, um primeiro lote, com 1 milhão de doses do imunizante, chegou ao Brasil para distribuição aos estados. Ontem, uma nova leva, esta de 628,2 mil, chegou em Campinas (SP).

As doses da Pfizer estão sendo, por ora, encaminhadas para as capitais estaduais por conta da necessidade de armazenamento do imunizante, que exige refrigeração em temperaturas baixíssimas.

No Centro de Refrigeração, as doses ficam armazenadas entre -90ºC e -60ºC. Ao serem distribuídas aos estados, as vacinas ficam a -20ºC.

Nos locais de vacinação, em temperaturas entre 2ºC e 8ºC, a orientação é para que as doses sejam aplicadas em até cinco dias.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário