Em Luís Eduardo, mais de 70 gestantes são atendidas em mutirão na Policlínica Municipal.

A dona de casa Cátia Lima dos Santos foi uma das atendidas pelo mutirão realizado neste sábado (08), na Policlínica de Luís Eduardo Magalhães. Ela está com três meses de gestação e pôde realizar o exame de ultrassonografia. “Eu achei o atendimento muito bom”, disse. Além dela, outras 49 gravidas realizaram o procedimento. O município dispõe de um equipamento moderno, adquirido recentemente, para realizar esse tipo de exame, fundamental para identificar malformação e outras síndromes. Como explica o médico Radiologista, Dr. Augusto Barreto.

“É importante para estimar a data do parto, o tamanho do neném, diagnosticar diversos tipos de malformações, em alguns casos síndromes, fazer tratamentos precoces de doenças intraútero. É importante também no acompanhamento para as gestantes que têm pressão alta ou diabetes, ou histórico ruim de gravidez”, pontuou. Outras 29 gestantes foram atendidas pelo obstetra Dr. Geraldo Sucupira, que alertou para a importância do pré-natal, sobretudo nas pacientes com risco. “As grávidas com comorbidades precisam ter uma atenção toda especial, principalmente nesse momento de pandemia”.

Também no sábado, 44 ultrassonografias diversas foram realizadas. A Secretaria de Saúde, através da Policlínica já planejou outros mutirões para o mês de maio, com o objetivo de atender a demanda.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário