Plano de Desenvolvimento Sustentável de Ibotirama é apresentado na SDR

Representantes de Ibotirama, um dos municípios do Território de Identidade Velho Chico, apresentaram, nesta quarta-feira (26), o Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável a dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A reunião aconteceu na sede da SDR, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.  

O titular da SDR, Josias Gomes, destacou que a Prefeitura de Ibotirama apresentou no plano municipal, um projeto sustentável para agricultura familiar: “Considero que foi um avanço o que foi concebido para ser desenvolvido no município, ao longo desses quatro anos. Eles têm a base de produção toda mapeada, com informações sobre as organizações do município, e onde estão localizadas, o que dará condições para desenvolver esse plano. Aqueles municípios que trabalham de forma organizada a agricultura familiar, terão sucesso e atenderão à expectativa da agricultura familiar que é a de poder participar de forma organizada da economia local”. 

O prefeito de Ibotirama, Laércio Santana, comemorou o apoio que vem recebendo do Governo do Estado, por meio da SDR, e ressaltou que o objetivo da proposta é ajudar a agricultura familiar do município a se desenvolver: “A gente sabe da importância que tem a agricultura familiar no desenvolvimento rural e no desenvolvimento urbano da nossa região, por isso, o compromisso que tenho é desenvolver o rural e o urbano, trazendo propostas e ideias, buscando informações e discutindo estratégias para fortalecer o homem do campo e, assim, conseguir gerar emprego e renda para que as famílias tenham um índice de desenvolvimento sustentável ainda melhor na nossa região”.  

Jonas Paulo, coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia (Codes), que acompanhou a reunião, ressaltou que um dos pontos importantes de discussão foi a escolha da apicultura e bovinocultura de leite como sistemas produtivos prioritários no território: “Conseguimos trabalhar e avançar no sentido da conformação do arranjo produtivo da região, seja a partir do laticínio que está sendo estruturado em Paratinga, seja também com a consolidação da cadeia produtiva do mel, a partir de um grande entreposto que está sendo construído em Ibotirama, ambos com investimento do projeto Bahia Produtiva”. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural de Ibotirama, Alexandro de Souza Teixeira, explicou que o plano urbano e o rural para os próximos quatro anos de gestão foi elaborado em parceria com as organizações que compõem o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS): “Nós priorizamos cadeias produtivas como a ovinocaprinocultura, bovinocultura, piscicultura, avicultura, horticultura e apicultura, no sentido de potencializar todos os recursos que temos no município, para fazer o planejamento e promover o desenvolvimento”. 

Bahia Produtiva 

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), a partir de acordo de empréstimo com o Banco Mundial, que seleciona e apoia projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade do Estado. Desde 2015, por meio do projeto, são apoiados sistemas produtivos estratégicos como o da mandiocultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura de leite, apicultura e meliponicultura, fruticultura e piscicultura, entre outros.  

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário