Bahia registra 106 óbitos e 1.683 novos casos positivos. UTIs estão com 73% de ocupação.

O estado fechou esta quarta-feira com 24.012 mortes desde o início da pandemia | Foto: Divulgação | Joice Kroetz - Foto: Divulgação | Joice Kroetz

Com os 106 novos óbitos registrados nas últimas 24h, a Bahia ultrapassou a marca de 24 mil vítimas causadas pela Covid-19 desde o início da pandemia. Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 30, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o território baiano totaliza 24.012 mortes.

De acordo com o balanço, as novas mortes acrescidas nas últimas 24h ocorreram em diferentes datas, desde o dia 10 de junho do ano passado, mas só puderam ser incluídas no sistema a partir desta atualização. Diversos fatores podem ser responsáveis pelos registros tardios dos óbitos, inclusive, a sobrecarga das equipes de investigação.

Ainda segundo a Sesab, foram acrescidos 1.683 diagnósticos positivos da doença, dentro do mesmo período de 24h, totalizando 1.124.994 casos confirmados desde o início da pandemia. Na linha de frente do combate a pandemia, a secretaria informou que cerca de 50,8 mil profissionais baianos da área de saúde já testaram positivo para a Covid-19.

Dentro do montante de infectados, a Sesab informou que 1.089.638 pessoas já conseguiram se recuperar da doença e cerca de 11,3 mil pacientes ainda se encontram como ‘casos ativos’, sendo acompanhados pela vigilância epidemiológica. Com base na atualização dos dados, a taxa de letalidade da doença corresponde a 2,13% do total de casos.

Além disso, o boletim traz que 1,36 milhões de suspeitas de contaminação por coronavírus já foram descartadas do sistema. No entanto, ainda restam quase 233 mil possibilidades de infecção pela doença que aguardam o resultado dos exames.

UTIs

A Sesab informou que até às 12h desta terça-feira, 21 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 5 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 ainda estavam no sistema.

Segundo o boletim, a taxa de ocupação total dos leitos em todo estado corresponde a 61%. No entanto, o recorte percentual voltado para UTI adulto compreende 73% de ocupação.

Vacinação

Por fim, o balanço ainda informou que 4.873.232 pessoas já receberam a vacina contra o coronavírus. Dentro do montante de imunizados, cerca de 1.849.259 já receberam a segunda dose prevista e 66.456 foram vacinados com o imunizante de dose única.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário