O dia 28 de julho celebra, oficialmente, o Dia do Agricultor. A data faz referência à criação do Ministério da Agricultura em 1960, no mandato de Juscelino Kubitschek. A data é uma homenagem a todos que trabalham com o campo, considerada a mais antiga profissão do mundo, atividade primária na economia.

Diariamente, é comum o brasileiro sentar-se à mesa para fazer suas refeições e não é diferente em qualquer lugar do País. Mas um dos os responsáveis por trazer o alimento em cada mesa todos os dias é o agricultor. E mais do que isso – o produtor rural também é produz matéria-prima para inúmeros insumos consumidos no dia a dia, a exemplo de roupas, móveis e do cafezinho de toda manhã.
Nesta quarta-feira, dia 28, é celebrado o Dia do Agricultor.
A data reforça ainda mais o papel daqueles que vivem e trabalham na agricultura, valorizando os trabalhadores para que o setor cresça ainda mais. Com a maioria dos produtos de mesa cotados em dólar, resta ao produtor rural alcançar alimentos baratos aos trabalhadores da cidade no momento em que a fome atinge largas fatias da população urbana.
São necessários, cada vez mais, o incentivo ao pequeno agricultor, às cooperativas de produtores e a comercialização, sem atravessadores, de produtos básicos na dieta do brasileiro.


