Temperaturas acima de 44ºC e secura do ar. Nosso inverno virou um inferno.

Chuvas relevantes no Oeste da Bahia só acontecerão no final de outubro. Hoje fez máxima de 36ºC em Luís Eduardo, mas na quarta-feira deve estar acima de 38º. Na próxima segunda, a temperatura pode cair para 31º com ameaça de tempestades e 18% de possibilidade de chuva. No dia de hoje, focos de incêndio derreteram ligações de fibra ótica e tivemos queda em serviços de internet e telefonia desde a manhã. 

São Paulo, Campo Grande e Goiânia tiveram hoje o dia mais quente do ano em pleno inverno. Os termômetros dispararam em boa parte do Brasil, chegando a 44 °C no Pantanal e batendo recorde do ano também no noroeste e oeste do Paraná.

Em São Paulo, MetSul e Inmet confirmaram as marcas mais altas de 2021, com diferença mínima: 35,6 °C e 35,7 °C, respectivamente. A marca anterior também tinha sido batida no mês de setembro, no último dia 13.

No interior do estado, Jales foi o município com maior temperatura, chegando a 41,5 °C. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar ficou entre 30 e 35%.

No Centro-oeste, duas capitais passaram pelas temperaturas elevadas em pleno inverno. O sol imperou em Goiás e Goiânia teve que lidar com o calorão de 40,2 °C, a mais alta registrada em 60 anos. O maior registro até então havia sido no dia 30 de setembro de 1961, quando foram sentidos 39,9 °C, segundo o MetSul.

Em Mato Grosso do Sul, boa parte do interior teve registros acima de 40 °C, chegando a 43,9 °C em Corumbá (MS), na região do Pantanal. Na capital, Campo Grande, fez 39,3 ºC, o registro mais alto do ano.

A região Sul também sofreu com o calor em praticamente todo o território. Os termômetros chegaram a 37,2 °C em Santa Rosa (RS), 37,8 °C em Caibi (SC) e 40,3 °C em Palotina (PR).

Mudança de tempo

Apesar de o calor continuar forte no início desta terça-feira, a aproximação de uma frente fria deve trazer chuva e fazer os termômetros baixarem, trazendo chuvas à noite nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Na quarta-feira (22), início da primavera, já deve haver tempo fechado, impedindo as altas temperaturas no Sudeste.

No Nordeste, o calor deve imperar, com chuvas apenas dentro da média pelo resto de setembro. As temperaturas, segundo a Climatempo, devem se manter de na média a acima dela, de uma forma geral para todos os estados. Chuvas mais relevantes, com volume acima do normal, só devem atingir a região em outubro, nas áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, além do centro, oeste e norte da Bahia e do Sertão de Pernambuco.

Do UOL, com edição de O Expresso

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário