“Não é o Estado que fiscaliza a imprensa, é a imprensa que fiscaliza o Estado”. Carlos Ayres Britto
Furacão Ida deixa uma esteira de estragos violentos nos EUA
Por outro lado, o estado de Sinaloa, na costa do Méxicovoltada para o Oceano Pacífico, iniciou os preparativos para ser atingido pelo furacão “Pamela” nesta quarta-feira (13).
Segundo meteorologistas do Centro Nacional de Furacões, nos Estados Unidos, o fenômeno está na Categoria 1, com ventos entre 118 e 153 quilômetros por hora, e se encontra a 450 quilômetros do litoral mexicano.
A tormenta, porém, vem ganhando força e deve atingir o país com Categoria 3, quando os ventos podem alcançar até 209 quilômetros por hora.
“Prevê-se um fortalecimento rápido e constante, e espera-se que “Pamela” esteja em Categoria 3 quando atingir a costa do México no início da quarta-feira”, disse o comunicado emitido pelo órgão americano.
Entre os pontos que deverão ser mais castigados estão a região do Mar de Cortes, na Península de Baja Califórnia, até Cabo San Lucas. A área é destino turístico bastante popular do México.
O Centro de Furacões alertou que a tempestade trará perigosa elevação da maré, com potencial risco de vida para quem estiver próximo ao litoral.
Ainda segundo os meteorologistas, a tempestade deve atingir ainda o estado americano do Texas no final da semana. Até lá, porém, já terá perdido força.
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril
Ver todos posts por jornaloexpresso