Média de reservatórios do Sudeste/Centro Oeste chega a 16%, a menor em duas décadas.

A gigante Itaipu, no Rio Paraná, operando com um mínimo de turbinas.

Exceção no País são os reservatórios do Norte, com 54,15% de reservação média e do Nordeste, com 37,35% de resto. As últimas chuvas elevaram os reservatórios dos 3 estados para 34%. O Nordeste está sendo castigado com a exportação de até 7.000 MW, ajudado pelas termelétricas e pela energia eólica, que gera em torno de 11/12 mil MW durante o dia e a noite.

Os reservatórios de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que são responsáveis por mais da metade da geração de energia do país, estão com o menor nível médio de armazenamento de água há mais de 2 décadas. A queda, a maior dos últimos 21 anos, é o recorde histórico registrado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que atua desde 2000. Alguns reservatórios estão zerados, como Ilha Solteira, no rio Paraná, e Três Irmãos, no Tietê.

Na quinta-feira (14), o armazenamento médio nos reservatórios das regiões bateu 16,86%. Na mesma data, em 2001, quando o país passou por um racionamento de energia, a taxa era de 21,4%. O Brasil passa, atualmente, por uma crise hídrica. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a pedir que a população controle os seus gastos para ajudar o país.

Energia: Hidrelétricas usam água de reservatórios para amenizar efeito da seca nos rios - Agência Estadual de Notícias

Atualmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) opera com a “bandeira tarifária escassez hídrica”, que adiciona, como valor extra, mais R$ 14,20 às contas de energia a cada 100 kW/h consumidos.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário