Na Sprint Race do GP Brasil, Bottas toma a ponta na largada e não entrega mais.

Valtteri Bottas salvou o sábado da Mercedes no GP de São Paulo neste sábado ao colocar a equipe na pole position da etapa, ao vencer a corrida classificatória que define as posições de largada do domingo – após a punição recebida por seu colega Lewis Hamilton.

O finlandês superou Max Verstappen ainda na largada e apesar das tentativas do piloto da RBR, conteve o avanço do rival para faturar sua segunda vitória em provas de classificação e a quarta pole de 2021. Carlos Sainz chegou em terceiro.

A disputa, uma corrida curta de 30 minutos, substituiu a tradicional classificação para a prova do domingo: o fim de semana conta com dois treinos livres, uma classificação de três segmentos na sexta para definir as posições da prova classificatória do sábado e a corrida principal, no domingo. O teste em Interlagos foi o último de três, sucedendo Inglaterra e Itália – onde Bottas também venceu.

Largando do fundo do grid após ser desclassificado da classificação da sexta-feira por uma infração técnica na asa traseira, Lewis Hamilton ganhou 15 posições ao longo das 24 voltas da disputa e chegou em quinto lugar.

Outro destaque da disputa foi Sainz, que colocou a Ferrari na segunda fila do grid de largada da corrida neste domingo; o espanhol, que largou em quinto, ganhou três posições ainda no início da prova e chegou a superar Verstappen. Apesar de levar o troco do holandês, ele se manteve no top 3.

Com a conquista, Bottas ganha três pontos extras, somando 188 no campeonato de pilotos, em terceiro lugar. Verstappen, líder do campeonato, recebe dois, enquanto Sainz fatura um ponto. A pole no GP de São Paulo é a 20ª da carreira do finlandês, que também largou da ponta no GP do México.

A largada da corrida principal do GP de São Paulo será neste domingo, 14, às 14h (horário de Brasília). 

*Lewis Hamilton perde cinco posições no grid de domingo por trocar o motor de combustão interna de sua unidade de potência.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário