Surto de gripe e Covid lota hospital em Barreiras.

O Hospital Eurico Dutra enfrentou hoje filas de pacientes com sintomas fortes de gripe e Covid. Um paciente de 66 anos faleceu já em atendimento de UTI.

A Prefeitura de Barreiras divulgou que 46 novos casos de Covid-19 foram confirmados. São 27 pessoas do sexo feminino, com idades entre 06 e 77 anos. Destas, 25 são sintomáticas, uma teve contato com caso confirmado e uma preencheu requisitos para coleta e, 19 pessoas do sexo masculino, com idades entre 06 e 81 anos. Deste, 16 são sintomáticos e três tiveram contato com caso confirmado, sendo um profissional de saúde.

Desde o Boletim Nº 681, de 30 de dezembro de 2021, não houve coleta de amostras de casos com características que indicam suspeição de coronavírus – Covid-19.

Dos 46 casos que testaram positivos, 39 foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como os 49 dos 88 casos que testaram negativos, totalizando 88 casos.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 20.487 casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 20.106 estão recuperados, 50 estão em isolamento domiciliar, cinco pacientes estão internados e o município registra 326 óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 29. Taxa de ocupação dos leitos de UTI’s está em 3%.

Barreiras tem 54.723 casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 32.950 foram descartados. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário