Com o enfraquecimento das chuvas provocadas pela formação da última Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), atuante sobre as cabeceiras do rio São Francisco e de seus afluentes desde o início de dezembro, a Cemig, responsável pela Usina Hidroelétrica de Três Marias (UHE Três Marias), decidiu abrir as comportas para controlar o nível do reservatório.
Inicialmente prevista para ocorrer nesta quarta-feira (12), a abertura foi adiada devido à cheia provocada pelos afluentes à jusante da barragem e anunciou que o procedimento será iniciado nesta sexta-feira (14).
De acordo com a empresa, espera-se que as vazões nos afluentes do Rio São Francisco comecem a reduzir já a partir desta quinta-feira (13). Desta forma, considerando a tendência de redução das vazões no rio São Francisco no trecho entre a foz do Rio Abaeté e a cidade de Pirapora, será possível iniciar a abertura de comportas na UHE Três Marias a partir de sexta-feira, sem o agravamento da condição de cheia já vivenciada neste trecho.
Uma marca histórica foi registrada pela UHE Três Marias. O reservatório está recebendo a maior vazão afluente média diária de seu histórico de operação, estimada em 8.500 m³/s. O maior evento até então tinha sido registrado em 12 de fevereiro de 1983, quando o reservatório recebeu uma vazão média diária de 7.245 m³/s.
Para este mês está previsto que o reservatório quebre outra marca, a de maior volume já registrado no histórico para o mês de janeiro. A liberação de água através da geração de energia permanece em 850 m³/s e o reservatório segue ganhando nível de forma rápida, sendo necessário que a abertura de comportas ocorra com a maior brevidade possível.
Da Agência Sertão.

