Frango e suínos poderão ficar mais caros com exportação do milho brasileiro.

Colheita de soja reduz plantio do milho safrinha - Agron

Sem saber ainda como será a produção total de milho no País, dependente da safrinha no Centro Oeste, Governo está liberando exportações a todo vapor. Isso significa aumento de preço do grãos e da produção de aves, suínos e bovinos em confinamento nos meses de seca. É quase certo que a CONAB não tem estoques reguladores. E vamos acabar importando da Argentina, como foi feito no ano passado, se voltar a chover nas lavouras platinas.

As exportações de milho brasileiro registraram aumento expressivo na terceira semana de janeiro, aponta a Consultoria AgResource Brasil, filial da empresa norte-americana AgResource Company. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, o país embarcou 763,8 mil toneladas do cereal, aumento de 170% em comparação com a semana anterior.

A AgResouce explica essa elevação pela baixa base de comparação: isso porque na segunda semana de janeiro as exportações foram de apenas 282,7 milhões de toneladas, um volume abaixo do normal em relação às semanas anteriores. No acumulado do mês, o Brasil exportou 1,74 milhão de toneladas do grão.

“A análise do lineup (fila de navios que aguardam carregamento) indica que os embarques do país no primeiro mês do ano devem atingir 2,76 milhões de toneladas. Enquanto isso, as importações do cereal na terceira semana de janeiro totalizaram 91,7 mil toneladas, aumento de 761% em comparação com a semana anterior. Em janeiro, as compras do grão pelo Brasil totalizam 140,2 mil toneladas”, complementa a Consultoria.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário