Cheia no rio São Francisco tende a se estabilizar. Reservatórios cheios.

Nível do rio São Francisco chega no maior patamar nas primeiras cidades da Bahia

Cariranha. Foto de Tiago Marques para a Agência Sertão.

O Operador Nacional do Sistema informou ontem que o nível do reservatório de Sobradinho, o segundo maior lago artificial do mundo, está com 68% de sua capacidade, apesar da alta vazão das turbinas e comportas. Sobradinho, além de regular a vazão para quatro barragens a jusante (na direção da foz), serve a transposição Norte e alimenta a irrigação de milhares de lavouras ribeirinhas, inclusive os destacados polos de fruticultura de Petrolina e Juazeiro.

Por seu turno, o lago de Três Marias, regulador do médio São Francisco, está estabilizado em 90% de sua capacidade.

Segundo a Agência Sertão, o rio São Francisco atingiu seu pico da cheia nas cidades de Malhada e Carinhanha, primeiras a receber suas águas na Bahia. Na manhã desde sábado (29), o nível chegou à cota 8,20 metros (m), um centímetro a mais do que o registrado 24 horas antes.

Apesar da trajetória de subida de nível ser interrompida, o rio deve continuar bastante cheio, perdendo volume aos poucos com o passar dos dias. Nos próximos dias, o nível também vai se estabilizar em cidades como Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Barra e Morpará, até chegar no reservatório da hidroelétrica de Sobradinho.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), órgão responsável por monitorar as condições geológicas das bacias hidrográficas, informou no último boletim que o rio poderia chegar à cota de 8,44 m em 96 horas em Carinhanha e Malhada, no entanto, esta previsão não deve se confirmar tendo em vista os dados atuais.

Outro indicativo de que o Velho Chico está em seu pico na Bahia é o recuo na cidade de Manga, em Minas Gerais, distante cerca de 50 quilômetros das duas cidades baianas. Lá, a água começou a invadir a cidade por meio de uma lagoa na quarta-feira (26), manteve-se estável entre quinta (27) e sexta-feira (28) e recuou quatro centímetros na manhã deste sábado (29).

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário