O País pode estar mascarando a grandeza da pandemia, diz cientista.

Seis em cada dez pacientes com covid-19 internados em UTI morrem

O cientista e pesquisador Miguel Nicolelis afirmou, no início do ano, que, diante do aumento de casos de Covid-19 e do avanço da variante Ômicron,  em entrevista à CNN nesta segunda-feira (10), que o foco do país nesse momento deve ser “quebrar a transmissão do vírus”, ou, do contrário, o Brasil pode chegar ao mês de março com mais de 2 milhões de casos diários de coronavírus.

O especialista explicou que teve acesso a essa projeção através de um instituto norte-americano que costuma realizar modelos matemáticos precisos sobre estimativas dos números da pandemia.

“Um dos institutos americanos de maior prestígio em previsões de estimativas métricas de saúde soltou uma previsão hoje que é de cair o queixo quando você olha para os números do Brasil. Eles estão prevendo que se nós não fizermos mais nada, não tomarmos conta do que está acontecendo com a Ômicron no Brasil, não aumentarmos uso de máscaras e isolamento social, nós podemos atingir mais de 2 milhões de casos por dia em março”, disse o neurocientista.

No Twitter, Nicolelis alerta para outro dado importante: os registros de pneumonia de janeiro deste ano quase dobraram em relação a 2021: de 14 mil para 24 mil. O fato poderia ser a resultante de uma sub-notificação de casos de Covid.

Existem três aspectos muito importantes na sociedade brasileira, nos últimos 3 anos, que estão sendo levados na brincadeira, mesmo que se atente para o caráter explosivo: a fome, a exacerbação da extrema-direita e as doenças pandêmicas.

Povo e governantes estão de joelhos diante de tais bombas de efeito nuclear.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “O País pode estar mascarando a grandeza da pandemia, diz cientista.”

Deixe um comentário