Itamaraty sob as ordens do virtual Presidente da Nação, Braga Netto.

Quem é Braga Netto, general que assume a Casa Civil do governo Bolsonaro - BBC News Brasil

O presidente Jair Bolsonaro “ordenou” que o ministro da Defesa, general Braga Netto, seja ouvido previamente antes de qualquer manifestação oficial do Itamaraty sobre a invasão russa na Ucrânia.

Na realidade, depois do leite derramado, o choro dorido. As posições frágeis do País e a desastrada visita do Presidente a Rússia, pode fazer com que o Brasil fique mal com os seus três principais parceiros comerciais: a Rússia, a China e os Estados Unidos.

Segundo fontes oficiais, a ordem foi passada por Bolsonaro ao ministro das Relações Exteriores, Carlos França, durante reunião fora da agenda na quinta-feira (24), na residência oficial do presidente em Brasília.

A ideia é que Braga Netto traga ao Itamaraty avaliações e ponderações de riscos, da situação militar no leste europeu, além de compartilhar informação de adidos nas embaixadas.

Até o início da tarde desta sexta-feira (25), o Itamaraty soltou apenas uma nota oficial após a invasão da Rússia na Ucrânia. No documento, o Brasil pede a “suspensão imediata das hostilidades”, mas não condena a ação russa.

No entanto, há uma cobrança dos Estados Unidos, de países europeus e da própria Ucrânia para que o governo brasileiro adote uma nova postura mais dura em relação à Rússia.

O Itamaraty também avalia apoiar o projeto de resolução que os americanos apresentaram no Conselho de Segurança da ONU condenando a invasão russa na Ucrânia.

Braga Netto, virtual companheiro de chapa de Bolsonaro nas eleições deste ano, não esconde a sua condição de primeiro mandatário do País. As tarefas estão divididas: Bolsonaro é o protagonista da ópera bufa, com gritos, xingamentos e protestos infundados, enquanto Braga Netto move os cordéis do teatro de fantoches do Governo. 

Que não se surpreendam os eleitores mais arraigados de Bolsonaro, a se manter a débil popularidade do atual presidente, que Braga Netto não assuma a cabeça da chapa como legítimo representante das Forças Armadas, dos conselheiros da CIA e da extrema direita brasileira.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário