O “tanque russo” que atropelou automóvel em Kiev na verdade era ucraniano.

Um vídeo que circula nas redes sociais mencionava que um tanque russo havia passado por um carro em Kiev, capital da Ucrânia.

Mas o correspondente de guerra, Elijah J Magnier, que tem 37 anos de janela cobrindo conflitos no Irã, no Líbano, na Síria e outros país, disse se tratar de um Tanque Estrela 10 ucraniano.

Imagem

“E o motorista não estava prestando atenção, então passou por cima de um carro que vinha do outro lado”, relatou.

Em seu perfil no Twitter, o correspondente fez diversas postagens comentando o conflito e respondeu a um internauta, que havia mostrado o suposto vídeo. “Ainda não há tanques russos nas ruas de Kiev. O motorista do carro sobreviveu ao acidente. Cuidado com as informações (falsas) nas redes sociais”, escreveu.

A curva súbita feito pelo tanque é resultado de um travamento acidental da esteira esquerda do carro blindado. Tanques e blindados de esteira não tem volante como os carros, mas comandos individuais para cada esteira. Com o travamento de uma delas, o lado oposto avança e se dá a inflexão do veículo.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário