A maior aeronave do mundo foi danificada durante disputa pelo aeroporto de Kyiv.

Do portal Hoje no Mundo Militar

O Antonov An-225 Mriya estava no Aeroporto Internacional de Gostomel desde o dia 5 de fevereiro, e segundo autoridades ucranianas, foi destruído durante disputa pelo controle da área.

Numa publicação nas redes sociais na tarde de domingo (27/02), o perfil oficial do governo ucraniano anunciou que a aeronave havia sido destruída por ocupantes russos e que a ela será reconstruída. A operadora do avião disse que o Mriya passará por avaliação de especialistas a fim de determinar a gravidade dos danos.

Fabricada em 1988 pela Antonov Design Bureau na então República Socialista Soviética da Ucrânia, a aeronave possuía 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura, 18 metros de altura e uma carga útil de 250 toneladas. Foi inicialmente desenvolvida para suprir as demandas do programa espacial da extinta União Soviética, porém, com o fim dos projetos, os motores da aeronave foram retirados para serem utilizados no An-124s em 1994 e a fuselagem permaneceu armazenada até o ano de 2001, quando foi remontado e desde de então se tornou referência no transporte de cargas de grande massa.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário