50 garimpos foram autorizados em território proibido, diz jornal.

Amazônia tem mais de 2,5 mil garimpos ilegais e contaminação por mercúrio vira regra | Hypeness – Inovação e criatividade para todos.

Ao menos 50 pedidos para exploração mineral em territórios, em tese, proibidos foram autorizados pela ANM (Agência Nacional de Mineração). Destes, 29 ainda estão válidos: 19 em Unidades de Conservação e 10 em terras indígenas.

A maioria das licenças válidas (20) foi concedida no governo de Jair Bolsonaro (PL). As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

Para chegar aos números, a publicação cruzou dados da ANM e do projeto Amazônia Minada, do InfoAmazônia. O Congresso discute a aprovação do PL (Projeto de Lei) 191/2020, que permite a mineração em terras indígenas.

Leia a reportagem na íntegra, clicando aqui.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário