Varejistas denunciam o início de um apagão no fornecimento de diesel.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), Paulo Tavares, informou que há escassez de diesel na capital federal. O diesel move caminhões, ônibus e alguns automóveis de passeio, como caminhonetes e SUVs.

“Diariamente, no DF, tem ocorrido falta do diesel em vários postos ocasionada pela adequação dos pedidos com a alta demanda”, informou o sindicato em nota divulgada nesta quarta-feira (30/3).

Segundo o sindicalista, o fenômeno é resultado da guerra na Ucrânia e do aumento de consumo registrado após a queda de casos da pandemia no mundo, já que o Brasil precisa importar diesel para abastecer o mercado interno.

“Cabe ressaltar que as refinarias da Petrobras produzem apenas 65% do diesel consumido no Brasil, e a diferença precisa ser importada para atender o mercado interno. Como essa importação depende das distribuidoras, e devido às dificuldades acima descritas, a escassez do produto tem provocado forte elevação do preço”, afirmou Paulo Tavares.

Ele acrescentou que o setor de revenda de combustíveis “está sofrendo sérias restrições na oferta de diesel em todos os 42 mil postos espalhados pelo Brasil”.

“Os postos chamados bandeira branca estão praticamente sem o produto. Estes não possuem acordos com as grandes distribuidoras, que, por sua vez, possuem contratos robustos com as refinarias da Petrobras que lhes garantem quotas maiores no mercado interno deste produto”, pontuou.

Do Metrópoles.

Mesmo depois de descobrir um mar de petróleo, que poderia estar subsidiando a Educação, a Saúde e até o desenvolvimento científico, o País, golpeado em 2016, começa a sofrer um apagão no seu padrão energético mais sensível: o transporte de pessoas e de mercadorias.

Como foi dito pelo jornalista Bob Fernandes, “o Pré-sal do Brasil teria reservas de no mínimo 70 Bilhões de barris de petróleo, que significam 8,8 Trilhões de Dólares. Por algo que vale U$ 8,8 Trilhões, EUA, Inglaterra, chamadas grandes potências, fariam e farão qualquer coisa.”

Fizeram: golpearam o País quando apearam Dilma Rousseff, prenderam Lula da Silva e escolheram um Bobo da Corte para administrar a República.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário