Por Samuel Nunes, em O Bastidor
![]()

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) acusou a Vale de causar prejuízo de pelo menos 1 bilhão de dólares a investidores norte-americanos. Segundo a entidade, a mineradora agiu de forma irresponsável para evitar o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019.
A entidade afirma que a Vale sabia dos problemas na barragem ao menos desde 2003 e nunca fez nada para evitar a tragédia. A partir de 2016, quando as evidências ficaram mais claras, a empresa brasileira manipulou auditorias, obteve certificados de segurança fraudulentos e passou a enganar os órgãos governamentais e os investidores nas divulgações sobre as atividades ambientais, sociais e de governança (ESG).
A tragédia em Brumadinho deixou 270 mortos. Três anos depois, ainda há corpos que não foram encontrados. A empresa também sofreu perda de 4 bilhões no valor de mercado à época do rompimento da barragem.
Para a SEC, a atitude da Vale demonstrou uma tentativa de enganar os investidores norte-americanos. “Embora supostamente escondendo os riscos ambientais e econômicos colocados por sua barragem, a Vale enganou os investidores e arrecadou mais de US$ 1 bilhão em nossos mercados de dívida, enquanto seus títulos eram negociados ativamente na NYSE”, disse Melissa Hodgman, diretora associada da Divisão de Execução da Comissão.
A Vale foi acusada de violar disposições antifraude. O caso foi levado à Justiça e será julgado no Tribunal Distrital do Distrito Leste de Nova York. O Bastidor entrou em contato com a Vale, mas a empresa ainda não respondeu. A SEC pede que a empresa seja condenada a pagar indenizações aos investidores atingidos pela fraude.
Autor: jornaloexpresso
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril
Ver todos posts por jornaloexpresso