“Não é o Estado que fiscaliza a imprensa, é a imprensa que fiscaliza o Estado”. Carlos Ayres Britto
Neve, ciclone e chuva congelada, a partir de hoje, nos estados do Sul.
Durante a tarde dessa segunda-feira (16), uma frente fria se instalará na região Centro-Sul do Brasil. Durante os próximos dias, um frio extremo tomará grandes cidades do país com quedas de mais de 10ºC em diversos locais.
Os meteorologistas afirmam que neve e geada são previstas ao redor do sul do país e temperaturas abaixo de zero devem ser registradas na Serra Gaúcha, em Santa Catarina e no Paraná.
Geadas já atingiram plantações em julho do ano passado; imagens mostram neve em Santa Catarina. Frio extremo deve causar problemas nas colheitas e pode intensificar aumento de preços na economia
Temperaturas extrema
Temperaturas baixas para as regiões Centro-Sul são comumente registradas entre junho e agosto, nos meses de inverno. Uma frente fria dessa magnitude tem poucos precedentes na história brasileira, e a combinação de uma série de fenômenos justifica o frio extremo.
De acordo com os meteorologistas, duas ondas de ar polar vieram da Antártica. As massas de ar frio oriundas do Polo se combinaram com um ciclone extratropical no Atlântico Sul. A onda de frio vem com grande umidade e chuvas, que devem causar neve e geada (a tal chuva congelante). Tudo isso é intensificado pelo La Niña.
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril
Ver todos posts por jornaloexpresso