Desmatamento e destruição do meio ambiente cobra seu custos em bilhões.

Perdas causadas pela seca nas safras de 2021 e 2022 no RS são irreversíveis  | Rádio BandNews FM

Situação de seca no RS preocupa agricultores - Sala da Notícia

Seca no Cone Sul será um dos desastres mais caros no mundo em 2022

A seca causada pelo desmatamento e pelas mudanças climáticas faz produtor de soja de RS e PR perder R$ 140 bilhões em quatro safras.

É o custo do abandono das políticas públicas de preservação, extinção dos órgãos fiscalizadores e a força da caneta BIC do Presidento no rumo de facilitar o desmatamento de terras públicas e indígenas por agropecuaristas, garimpeiros e madeireiros.

O Rio Grande do Sul viu sua produção de soja cair de 20 milhões de toneladas para pouco mais de 5 milhões nos dois últimos anos. A produção de milho, essencial para os grandes criatórios industriais dos estados do Sul, caiu na mesma proporção.

Em fevereiro deste ano, 83% dos municípios do Estado, 414 cidades,  estavam em emergência hídrica, sem água para beber e fornecer aos animais.

VÍDEO: Rio Pardo seca em Candelária e falta de chuva preocupa agricultores  – GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O Rio Pardo seca em Candelária, em paisagem só vista no agreste do Nordeste.

"Seca do Rio Grande do Sul é a maior dos últimos 70 anos", diz  agrometeorologista | CNN Brasil

Seca foi a maior em 70 anos

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário