As veias abertas da Bahia: empresa inglesa tem coleção de infrações ambientais na CHapada.

Os jornalistas do portal Repórter Brasil,  Daniel Camargos e Fernando Martinho, fizeram publicar, no dia de ontem, um material jornalístico de suma relevância, contando como uma empresa inglesa de mineração de ferro, em Piatã, na Chapada Diamantina está poluindo coleções de águas e afastando uma comunidade quilombola tradicional, com as explosões da rocha de minério de ferro.

Com atividade suspensa pelos órgãos ambientais do Estado, a empresa pretende multiplicar a exploração do minério, inclusive com a construção de uma via férrea para exportação.

Parodiando Eduardo Galeano, em sua obra prima “As veias abertas da América Latina”, que conta a história da desgraça que se abateu no continente nos países mais ricos em minerais, indicamos, aos nossos leitores, a leitura da matéria no link abaixo:

Mineração predatória de ferro em Piatã, na Chapada Diamantina. 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário