O golpe de Bolsonaro já tem roteiro pronto. Resta saber se vai dar certo.

1) Levar a eleição para o segundo turno, de qualquer jeito. O objetivo não é golpear os 513 deputados federais, 27 senadores, alguns governadores de estado e as centenas de deputados estaduais que serão eleitos no 1° turno. Terá muito aliado do bolsonarismo nesse tantão de gente aí.

2) Usar as três semanas que separam o 1° e o 2° pra agitar a base armada. Piquete de miliciano na rua ostentando pistola, twitte de general e nota do Clube militar fazendo ameaças.

3) Promover o caos no domingo do 2° turno. Homens entrando com armas nas zonas eleitorais, violência nas ruas. O objetivo será chegar ao final do dia sem que o TSE tenha condições técnicas de definir o vencedor.

4) Problema posto: o mandato do atual presidente acaba em 31/12/22 e não teremos um governo eleito nos primeiros dias de novembro. Diante do impasse, Arthur Lira tira da cartola uma PEC propondo a prorrogação do atual mandato presidencial, por 3,4, 6 meses, até que “haja condições para a realização de eleições seguras”.

5) O centrão (certamente com a maioria de seus deputados e senadores reeleitos) endossa a PEC, na expectativa de continuar tendo o controle do orçamento. Pronto! O golpe tá aí, sem necessariamente precisar colocar canhões nas ruas.

Conclusão: penso mesmo que o plano é esse. O próprio Bolsonaro tá anunciando isso, ora de forma explicita, às vezes nas entrelinhas. Para o campo democrático restam duas medidas preventivas: encher o país de observadores internacionais para monitorarem as eleições e eleger Lula no 1° turno. Impediria o golpe? Não, mas dificultaria, aumentando seu custo político.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário