Rússia assina acordo para liberar exportação de grãos ucranianos

Rússia é acusada pelo Ocidente de causar fome no mundo por travar exportação de grãos

Rússia e Ucrânia assinarão, nesta sexta-feira (22), um acordo para permitir as exportações de grãos pelo Mar Negro, anunciou a presidência turca, nesta quinta-feira (21).

“A cerimônia de assinatura do acordo de transporte de grãos, que contará com a presença do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e do secretário-geral da ONU, António Guterres, acontecerá [nesta sexta-feira] com a participação da Ucrânia e da Rússia”, disse o gabinete do presidente turco.

A cerimônia de assinatura acontecerá no início da tarde na Europa no palácio de Dolmabahçe, em Istambul, completou a presidência. O acordo deve facilitar a saída pelo Mar Negro dos cereais ucranianos bloqueados pela guerra e a redução dos obstáculos à exportação de grãos e fertilizantes russos.

Em Nova York, o porta-voz adjunto da ONU, Farhan Haq, anunciou que espera-se a chegada iminente de Gutteres e seus dois principais negociadores, que trabalham há dois meses sobre o caso, em Istambul.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário