Quem não votou no primeiro turno poderá votar no segundo?

Urnas eletrônicas sendo preparadas, em Brasília, em 19 de outubro de 2022, para o segundo turno das eleições, que acontecerá em 30 de outubro (Foto: AFP via Getty Images / Evaristo Sa)
Urnas eletrônicas sendo preparadas, em Brasília, em 19 de outubro de 2022, para o segundo turno das eleições, que acontecerá em 30 de outubro (Foto: AFP via Getty Images / Evaristo Sa)

Faltam menos de dez dias para o segundo turno e, com a votação chegando, aumentam também as dúvidas sobre as regras eleitorais.

Você deixou de votar no primeiro turno? Saiba então que se a sua situação estava regular no primeiro turno e você não compareceu às urnas, você poderá votar no segundo turno sem problemas.

Se você não sabe ou está em dúvida sobre a sua situação eleitoral, você pode consultá-la no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) usando o seu nome completonúmero do título de eleitor; ou número de CPF.

Lembrando que aqueles eleitores que ainda não cadastraram a biometria poderão votar normalmente, assim como aconteceu no primeiro turno.

Caso o seu título conste como irregular ou suspenso, você poderá ajustar a sua situação somente após as eleições, a partir de 8 de novembro.

Qual a data do segundo turno das Eleições 2022?

O segundo turno será disputado no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Assim como no primeiro turno, o horário em que os colégios eleitorais estarão abertos para receber os eleitores será das 8h às 17h no horário de Brasília. Locais com fuso diferentes do da capital deverão adaptar seus horários para que o encerramento em todo o país seja simultâneo.

Quais cargos serão votados no segundo turno das Eleições 2022?

Em estados nos quais houver necessidade, haverá disputa para governador. Todos os estados e o Distrito Federal votarão para presidente da República.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário