Presidente mentiu quando disse que vetou Orçamento Secreto, projeto de Lei da própria Presidência.

Checagem feita pelo Estão concluiu através de apuração que a fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre ter vetado o orçamento secreto e que foi derrubado pelo Congresso, é falsa.

De acordo com a apuração do site, a primeira tentativa de aprovar o orçamento secreto teria sido de fato do Congresso e a mesma foi vetada pelo presidente. Mas em dezembro de 2019, Bolsonaro teria voltado atrás do próprio veto e apresentou um novo projeto de lei que criou a emenda RP9.

A checagem do Estadão ainda diz que a equipe do ministro da economia, Paulo Guedes, teria convencido o chefe do Executivo de que o orçamento secreto engessaria a economia, e o ministro da Casa Civil, general Eduardo Ramos, teria ressuscitado a proposta, e o presidente desistiu de barrar a medida. Virou, então, refém do Centrão e do apoio do Congresso.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário