Veja se o seu carro usado já está livre do IPVA.

Na Bahia, placa Mercosul é fornecida por 04 fabricantes e 100 estampadores credenciados ao Denatran

Na Bahia, modelos de 2008 já estarão isentos este ano.

De acordo com o período de fabricação e estado de registro, alguns carros não pagarão o IPVA 2023; veja alguns exemplos. Acabou? Veja alguns carros que não pagarão o IPVA 2023

Ter um carro pode ser sinônimo de conforto e comodidade. Porém, há muitos gastos envolvidos, como a parcela em caso de um modelo financiado, gastos com manutenção e revisão, combustíveis e impostos.

No caso desse último, os proprietários de automóveis devem pagar o IPVA, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, e o Licenciamento, a taxa para a renovação do CRLV.

Porém, no caso do IPVA alguns carros podem receber a isenção do tributo através do ano de fabricação e estado de registro.

A isenção inicia a partir dos 10 anos de fabricação para veículos registrados em Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima.

Nesses estados, carros produzidos em 2013 já não pagarão o imposto.

Já em estados como Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins, a isenção só é concedida após 15 anos de produção. Ou seja, modelos produzidos até 2008 já estarão isentos.

É válido ressaltar que o estado do Mato Grosso adota o período de 18 anos de fabricação. Já Alagoas isenta apenas os carros cuja a produção é datada antes de 31 de dezembro de 2000.

Por fim, estados como São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul, adotam o período de 20 anos de produção.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário