Escola Municipal Ottomar Schwengber, em Luís Eduardo, realiza segunda Edição dos Jogos Indígenas

A Escola Municipal Ottomar Schwengber, em Luís Eduardo Magalhães, realizou a segunda edição dos Jogos Indígenas, nesta quarta-feira (26). A atividade é realizada através de uma gincana que envolve todos os estudantes da Escola. De acordo com a diretora da unidade,Taline Rafaela Saueressig, a realização dos jogos tem como objetivo valorizar e preservar a herança dos povos indígenas.

“Os jogos foram pensados pela primeira vez em 2022 pela gestão da escola em colaboração com os professores de educação física, como estratégia de mostrar as sociedades dos povos originários para além dos estereótipos, valorizando a cultura e o esporte como parte da educação escolar indígena que ocorre ao longo do ano letivo. Devido ao sucesso obtido, os nossos educadores físicos resolveram reproduzir o evento no ano de 2023”, contou.

Durante a gincana, são realizadas competições de Rõkrã, Cabo de Guerra, Corrida com tora, AKÔ, entre outras. Além da diversão, os jogos indígenas também proporcionam aprendizados. Eles estimulam autonomia, força, estratégia, agilidade, coordenação motora, protagonismo juvenil, além de serem tarefas em grupo e ótimas para a socialização.

Ainda de acordo com Taline, os estudantes são muito participativos.  “Além de aproximar o jovem dos conceitos e habilidades previstas no currículo, também é possível observar seu interesse e motivação pelo tema através da ferramenta que é a gincana”, pontuou.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário