Boi gordo: Arroba despenca mais 6% no Brasil em menos de 5 meses, com menor média desde 2019.

Boi Gordo Carnes Agronegócio

Por Pasquale Augusto, no Money Times

O indicador do boi gordo do Cepea/B3, base São Paulo, recuou 6,34%, em R$ 270,17, no acumulado de 2023, desde dezembro até 16 de maio.

Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que a recuperação da oferta de animais para abate, resultado de investimentos de pecuaristas em anos recentes e da inversão do ciclo do boi gordo no Brasil, tem sido um fator de pressão sobre os valores da arroba em 2023.

De janeiro a março deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram abatidas no Brasil 7,31 milhões de animais, número 5,11% superior ao do mesmo período de 2022 e a maior quantidade para um primeiro trimestre desde 2019.

Esse cenário de oferta elevada pode favorecer frigoríficos no 2T23, com a retomada dos embarques de carne bovina com destino à China.

Com os preços caindo, beneficiários dos programas sociais do Governo serão integrados ao consumo de carne bovina, uma ausente na mesa do brasileiro durante o Governo anterior.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário