Os enlutados no funeral de uma mulher equatoriana ficaram surpresos ao descobrir que ela ainda estava viva.
Bella Montoya, 76, foi declarada morta na semana passada após suspeita de derrame.
Cinco horas depois de seu velório na sexta-feira, parentes que se preparavam para trocar suas roupas antes do enterro a encontraram ofegante.
A Sra. Montoya está de volta ao hospital em terapia intensiva, e o Ministério da Saúde do Equador criou um comitê para investigar o incidente.
Em nota, o ministério informou que a mulher entrou em parada cardiorrespiratória – perda da respiração e da função cardíaca – e não respondeu a uma reanimação, por isso o médico de plantão confirmou a morte.
Seu filho, Gilber Rodolfo Balberán Montoya, foi citado pela mídia local como tendo dito que sua mãe foi “internada por volta das 09h00 e ao meio-dia um médico me disse que [ela] morreu”.
A Sra. Montoya foi então colocada em um caixão por várias horas até ser vista por familiares tentando respirar.
Um vídeo postado nas redes sociais a mostra deitada em um caixão aberto e respirando pesadamente enquanto várias pessoas se aglomeram ao seu redor. Os paramédicos então chegam e observam a Sra. Montoya antes de colocá-la em uma maca e em uma ambulância.
Ela agora está em terapia intensiva no mesmo hospital onde os médicos declararam sua morte.
A agência de notícias AFP citou Balberán como tendo dito: “Pouco a pouco estou compreendendo o que aconteceu. Agora só rezo para que a saúde de minha mãe melhore. Quero-a viva e ao meu lado.”
Da BBC, editado

