Por Carlos Ferreira,
no portal Aeroin
Pilotos de uma aeronave Boeing 767-300ER cargueira da Latam Airlines, operando entre Amsterdã para Frankfurt, foram confrontados com trovoadas intensas e vento ao aproximar na pista 25L do aeroporto alemão, forçando a uma arremetida. No entanto, o procedimento para subir com a aeronave não ocorreu como esperado.
Segundo informações publicadas pelo The Aviation Herald, a tripulação do Boeing 767-300 de matrícula CC-CXK, que antes havia voado de Miami para Amsterdã, viu sua aeronave inclinar abruptamente para o lado da asa direita, “embicando” para baixo e perdendo o eixo da pista 25L e vindo a passar por cima da pista paralela 25C.
Posteriormente, soube-se que os pilotos receberam um alerta de cisalhamento de vento, levando-os à arremetida. O procedimento, entretanto, foi conduzido de forma extremamente íngreme, subindo com a aeronave para cerca de 3000 pés (900 metros) de altitude, mas perdendo muita velocidade, que teria chegado a cerca de 60 nós (ground speed) e levado ao estol, com posterior recuperação, mas com uma queda da aeronave para 1.900 pés.


