Ciclone intenso se forma no Sul do País.

Ciclone no Rio Grande do Sul preocupa autoridades e pode impactar SP |  Rádio BandNews FM

Veja a cronologia do ciclone e seus impactos na chuva e no vento no Centro-Sul do Brasil na previsão para hoje e amanhã.

Centro de baixa pressão se aprofunda muito com queda de pressão atmosférica reduzida ao nível do mar abaixo de 1000 hPa hoje sobre o Rio Grande do Sul e tem início uma ciclogênese (formação de ciclone).

Chove em todas as regiões e em muitos locais com pancadas por vezes fortes a torrenciais com elevados volumes em curto período. Risco de temporais localizados com vendavais ou granizo pela interação de ar quente com a baixa pressão.

Rajadas, em média, de 50 km/h a 80 km/h são previstas para a maioria dos municípios gaúchos e o pico da ventania se dará entre a noite de hoje e a manhã ou começo da tarde de amanhã. Mesmo locais que não costumam ter forte ventania em ciclone, como o Oeste, podem ter rajadas fortes.

O pior do vento ocorrerá no Sul e no Leste gaúcho com rajadas perto ou até acima de 100 km/h em alguns pontos. Casos da costa, área de entorno da Lagoa dos Patos e os Campos de Cima da Serra.

Em Porto Alegre e parte Sul da área metropolitana (setor é menos impactado em ciclones), o vento médio deve ficar entre 70 km/h e 90 km/h, mas em alguns pontos as rajadas podem ser violentas, ao redor ou acima de 100 km/h.

No caso da capital, o Sul da cidade tem maior risco. Na costa, rajadas devem ficar em média entre 70 km/h e 100 km/h, mas em setores da orla o vento deve ser mais intenso.

Nos Aparados, na borda da Serra junto ao litoral, a mais de mil metros, os ventos passarão de 100 km/h em alguns trechos. Em Santa Catarina, vento mais forte no Leste do estado com 70 km/h a 90 km/h em quase toda a costa e até 100 km/h a 120 km/h ou mais isoladamente em pontos do litoral, sobretudo o Sul.

Vento será extremo, acima de 120 km/h, em trechos da Serra Catarinense numa faixa do Planalto Sul até o Oeste da Grande Florianópolis.

Na área do Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, vento de 130 km/h a 150 km/h no pico amanhã. Forte ventania afetará ainda o Leste do Paraná e o Sul e o Leste de São Paulo.

Rajadas intensas de vento quente e seco de Noroeste devem atingir a capital paulista amanhã. O vento forte deve chegar ainda ao estado do Rio de Janeiro, sobretudo na costa.

Veja mais clicando aqui

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário